terça-feira, 11 de outubro de 2011

 Atividade 2.8




Atividade 3.2 

O Plano de aula colocado em prática como todo planejamento,houve a necessidade de fazer pequenas mudanças,uma vez que em certo momento da aplicaçãoteve alunos que não conseguiram assimilar bem no primeiro momento.O objetivo do planejamento foi atingido no momento em que todos conseguiram realizar as atividades propostas em prática.Com certeza novas ideias e que não faltaram pra aprimorar as novas ações e idéias que surgiram na aplicação do planejamento.

PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO (atividade 3.3)
2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEMA: A utilização da água de forma racional.

DELIMITAÇÃO DO TEMA: A importância da utilização da água de forma racional para  o 2º ano.

JUSTIFICATIVA:

A poluição das águas tem sido um grave problema para a sociedade contemporânea, que se dá devido à degradação ambiental provocada pelo homem ao longo dos séculos, considerando ainda que a maior parte da água potável existente no planeta encontra-se em grave estado de poluição.

Diante da importância desse recurso natural tão precioso para a sobrevivência humana, é necessária a sensibilização da sociedade escolar, de modo que os educandos percebam o uso incorreto da água como: passar muito tempo no banho, deixar as torneiras abertas pingando constantemente, lavar calçadas e o mais grave, a poluição dos rios que causa o desequilíbrio da cadeia alimentar levando a morte de algumas espécies de seres vivos.

Acreditamos que através desta iniciativa os alunos optarão por atitudes que evitem o desperdício da água reavaliando seus hábitos, pois todos precisam fazer a diferença modificando seus modos de viver.

Abordaremos sobre sua utilização de forma racional com a perspectiva de reconhecer esta como fonte natural esgotável a partir de atitudes incorretas no seu uso, este tema deve ser explorado para que os alunos percebam que a falta deste líquido pode provocar fome, desemprego e doenças causadas pelo mau uso da sociedade.

Percebemos na escola campo que o desperdício da água acontece sempre no bebedouro onde os alunos deixam a torneiras abertas enquanto bebem o primeiro copo de água, e no banheiro também as torneiras são deixadas abertas.

Desta forma, podemos propiciar situações de aprendizagem estimulando os alunos criticamente sobre a relevância da preservação da água de forma coletiva e individual no seu cotidiano. E a melhor solução para a manutenção de nossa existência é a preservação dos recursos hídricos, desta maneira cabe aos profissionais da educação tal conscientização.

OBJETIVO GERAL:

Compreender a importância das atitudes benéficas individuais e coletivas para a preservação, conservação e uso racional da água.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Discutir a água como um dos recursos primordial aos seres vivos;

Adotar atitudes frente à utilização racional da água;

Reconhecer a água como fonte natural esgotável;

CONTEÚDO:

  • Água: distribuição, usos e consumos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A vida só se tornou perceptível após o aparecimento da água, pois este é um recurso natural indispensável, não só para o homem, mas para outros seres que fazem parte do nosso Planeta.

A água é um dos recursos naturais mais importantes do mundo. Este recurso está ameaçado pelos problemas sócio ambientais como poluição, contaminação e degradação dos mananciais, responsáveis pela diminuição da oferta de água potável. O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA).

O volume total de água na Terra seja de aproximadamente 1,4 bilhão de km3, dos quais apenas 2,5%, ou cerca de 35 milhões de km3, correspondem a água doce. A maior parte da água doce se apresenta em forma de gelo ou neve permanente, armazenada na Antártida e na Groenlândia, ou em aqüíferos de águas subterrâneas profundas.

A água é um recurso limitado, 97% estão destinadas aos oceanos e um 1% a rios e lagos o que acarreta o crescimento das dificuldades, pois possuímos mais água salgada, no entanto, possuímos menos água doce, sendo o Brasil que possui a maior quantidade de água doce do mundo e é o grande desperdiçador do mundo.

De acordo com o Parâmetro Curricular Nacional (PCN) de Ciências :

O Brasil, além de ser um dos maiores países do mundo em extensão, possui inúmeros recursos naturais de fundamental importância para todo o planeta: desde ecossistemas importantes como as suas florestas tropicais, o pantanal, o cerrado, os mangues e restingas, até uma grande parte da água doce disponível para o consumo humano. Dono de uma das maiores biodiversidades do mundo, tem ainda uma riqueza cultural vinda da interação entre os diversos grupos étnicos — americanos, africanos, europeus, asiáticos — o que traz contribuições para toda a comunidade. Parte desse patrimônio cultural consiste no conhecimento importantíssimo, mas ainda pouco divulgado, dos ecossistemas locais: seu funcionamento, sua dinâmica e seus recursos. (p. 22)

Nesse contexto, é necessário que o aluno compreenda que ele é parte integrante desse sistema e possa dar sua parcela de contribuição no que concerne a economia de água. A constituição no capítulo VI, artigo 225 cita, “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo – se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Desta maneira, fica evidente a importância de se educar os futuros cidadãos brasileiros para que, como empreendedores, venham a agir de modo responsável e com sensibilidade, conservando o meio ambiente.

O ambiente saudável no presente e para o futuro; como participantes do governo ou da sociedade civil, saibam cumprir suas obrigações, exigir e respeitar os direitos próprios e os de toda a comunidade, tanto local como internacional; e, como pessoas, encontrem acolhida para ampliar a qualidade de suas relações intra e interpessoais com o ambiente tanto físico quanto social. É com a preocupação de conhecer Os Direitos da Água a Organização das Nações Unidas (ONU) redigiu um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água. Eis abaixo, os principais tópicos:

  1. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.
  2. A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza.
  3. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
  4. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução.
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo a nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
  6. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável pela água da Terra.
  7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
  8. A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura.
  9. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
  10. A gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social.

METODOLOGIA:

Como atividade prévia, levantar questões em convite para os alunos expressarem suas suposições em busca de informações;

Fazer o registro das respostas para que estas possibilitem ao professor as representações dos alunos e organizar os passos seguintes de sua intervenção.

Através de debates como: “Para quê utilizamos a água?” “De onde vem a água que utilizamos?” “Para onde vai?” (espera-se que os alunos respondam que todas as atividades cotidianas que geralmente fazemos no decorrer do dia)
Pedir para que os alunos registrem em seu caderno: Como eles imaginam que as plantas e os animais conseguem a água que necessitam para viver?

Pedir aos alunos que façam uma pesquisa em sua casa ou na escola sobre a utilização da água. De onde vem a água que abastece a cidade? Onde fica e como funciona a estação de tratamento de água (CAER)? Qual a capacidade de abastecimento desse manancial? Comparar com os colegas e registrar as observações em cartazes. Fazer uma exposição dos resultados.

Perguntar sobre seus hábitos de utilização da água em casa, “Quanto tempo eles demoram no banho?” “Quem escova os dentes e deixa a torneira aberta?” “Quem verifica as torneiras de casa que estão com vazamento?”

Dependendo das respostas dos alunos, o professor pode indagar as seguintes questões: Como fazer para demorar menos no banho? Como escovar os dentes sem desperdiçar muita água? Como podemos reutilizar a água?

Utilizar várias figuras (Crianças tomando banho, escovando os dentes, etc.) junto com os questionamentos demonstrar as vivencias diárias e comparar com as vivências dos colegas, explicitando as semelhanças e diferenças nas atitudes de cada um;

Levar os alunos ao Laboratório de Informática para que pesquisem a importância da água e se ela pode acabar. Pedir que registrem os pontos principais para serem debatidos em sala de aula.

Ainda na sala de informática, pesquisarem o quadro Retirantes, pintado por Candido Portinari (pintor brasileiro), somente para que observem os detalhes da imagem.

Em sala socializar todas as observações dando a oportunidade para cada falar;

Depois os alunos irão copiar no caderno e responder as seguintes perguntas:

As pessoas do quadro estão tristes ou alegres?” “As pessoas parecem estar de partida de algum lugar?” “Carregam coisas?” “Que outro título vocês dariam para o quadro?” “Há plantas ou animais no lugar?” “E água?” “Quantas crianças aparecem no quadro?”

Após todos os questionamentos fazer a correção coletiva para gerar um debate;

Assistir vídeo sobre o caminho da água até nossas casas.

Visita à Estação de Tratamento de Água (CAER) da cidade.

Utilizar o material dos trabalhos realizados, fotos, cartazes, etc., na apresentação para as outras turmas da escola e envolvendo familiares e comunidade, desta forma ampliando a abrangência do trabalho. Ao final levar um profissional para realizar uma palestra;

Como atividade avaliativa final, os alunos realizarão um mapa conceitual utilizando o software Cmap Tools, mostrando a importância da água.

Postar no Blog da escola as fotos com os resultados do projeto, bem como os mapas conceituais produzidos pelos alunos.

AVALIAÇÃO

Será realizada ao longo do projeto, em consonância com os objetivos a serem alcançados, de modo que seja percebida a assimilação dos temas abordados através da participação dos envolvidos nos debates e da produção individual.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado; 1988.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde/temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

ONU. Declaração Universal dos Direitos da Água. Disponível em: <http://www.sesisp.org.br/agua/telas/direitos.asp>. Acesso em:16 de setembro de 2011.

COSTA, Ana Carolina Oliveira da. A importância da água. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/artigos/104737> Acesso em 21 de setembro de 2011

Atividade 3.4

Durante a realização e aplicação do projeto em sala de aula, houve a necessidade de se fazer pequenos ajuste em função de sua aplicabilidade, uma vez que houve uma pequena dificuldade em deslocar os alunos até a sede da CAER, pois não havia transporte disponível para que pudéssemos levar nossos alunos. Mas pois termos trabalhado a prática em sala de aula e a foto de algumas dependências da Caer,facilitou a aplicabilidade do projeto.

Atividade 3.5

Podemos definir currículo, como um instrumento indispensável à execução de um plano de aula ou até mesmo a elaboração de um Projeto, uma vez que os mesmos devem andar em harmonia. Com certeza os conteúdos identificados no projeto aplicado em sala de aula estão inseridos dentro do chamado currículo formais, uma vez que o mesmo integra a vivência do aluno. A questão de manejo, nascente, preservação, sustentabilidade. Essas questões devem fazer parte do currículo em questão. O uso de computadores, slides ,fotos, fazem parte do currículo. Partindo desse principio, podemos definir currículo, como elementos formais que norteiam o sistema educacional, uma vez que os mesmos devem integrar e fazer parte do cotidiano escolar.
Atividade 4.3

Ao fazer uma breve leitura a respeito da pesquisa realizada em Escolas de Florianópolis, pude perceber o quanto é importante a utilização da mídia na educação, o quanto ela exerce um papel de ponta no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Orofino (2005) é preciso transformar a escola num local de produção de mídias. Outro ponto importante a observar nessa reflexão, é o fato de que nas últimas décadas, as novas tecnologias digitais têm desempenhado um papel determinante no modo como nossa sociedade tem intensivamente feito uso da imagem. No que diz respeito a alguma experiência vivenciada no mundo escolar, citaria a experiência vivenciada nas Escolas Municipais de Boa Vista, no Projeto mídia na educação, têm semelhanças muito parecido, a Secretaria de Educação oferece cursos, só que na prática na maioria das vezes não funciona, pois não é oferecido suporte capazes de haver funcionalidade. Acredito que Silvio Costa teria um material farto para refletir e colocar seu posicionamento crítico a respeito de projetos que na maioria das vezes não funcionam pela falta de recursos que possam operacionaliza-los
Atividade 4.5



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